Sobre

Fundada no início de 2011, a Lenhadores da Antártida tem influências do rock tradicional, indie rock e folk. A banda combina uma pluralidade de sons dentro deste espectro, e busca ao seu modo deixar sua marca no cenário artístico e musical nacional.

Inicia-se seu trabalho autoral em 2012 com o projeto “Ao vivo do polo”, lançando ao público quatro videoclipes com as faixas “Mel e Gim”, “Acasos”, “Garota Indie” e “Linhas Tortas”. Em seguida, a Lenhadores deu início a shows em casas noturnas e festivais pelo estado do Paraná.

Ainda em 2012 a banda chega à final do festival de música autoral Kaiser Sound, conquistando a oportunidade de abrir o show da banda Ultraje a Rigor no extinto Curitiba Master Hall.

Em 2015 lança digitalmente seu primeiro álbum, chamado “Eudaimonia”, que se encontra disponível para download nas principais plataformas digitais. No mesmo ano, ganha a seletiva nacional do Viva Rock Latino (concurso de bandas da marca Hard Rock Cafe) e obtém espaço na Corrente Cultural daquele ano.

Nos anos seguintes surge a oportunidade de dividir o palco com bandas como Ira!, Raimundos e Cachorro Grande. Marcando forte presença nos bares da capital paranaense e demais municípios do sul do Brasil.

A banda lança em 2020 o EP “O que será de nós amanhã?” com quatro faixas inéditas, e inicia uma turnê regional - incluindo um pocket show acústico com instrumentos não convencionais a fim de experimentar uma junção entre o rústico e o moderno através de apresentações mais intimistas.

Em 2021 a banda foi contemplada com três editais de fomento à cultura pela Fundação Cultural de Curitiba, sendo que um deles culminou em uma apresentação única no Teatro Paiol no projeto "Música no Coreto". Posteriormente, lançou o single “Desatar”, também presente nas principais plataformas digitais de música.

Neste mesmo ano, participou também de eventos com grande público na capital paranaense e Santa Catarina, como o festival de Folk Snow Valley (São Joaquim, SC), Arraiá do Czar, no Palácio Garibaldi, e Natal na Ópera de Arame, também organizado pelo pub Czar.

Já em janeiro de 2023 participou do evento Mundo em Movimento, promovido pela Rádio Mundo Livre FM, nas ruínas do São Francisco em Curitiba.

Atualmente a banda conta com os integrantes: Ricardo Passos (voz, violão e guitarra), Renato Rigon (baixo, voz e teclado), Thomas Kossar (guitarra, lap steel e mandolin) e Gustavo Anderson (bateria), e está trabalhando independentemente na produção de um novo álbum de músicas autorais inéditas com lançamento previsto para o segundo semestre de 2023.